como funciona o Prouni

[ATUALIZADO] Como funciona o Prouni 2017

Como funciona o Prouni? Este artigo pretende responder a questão e ir além. Informar sobre Inscrições Prouni, Vagas Remanescentes e o sentido do termo Universidade para Todos.

como funciona o prouni

Já pensou em fazer um curso superior gratuito em instituição privada? É disso que vamos tratar aqui, ao saber como funciona o Prouni.

Conhecer o Prouni é o primeiro passo para transformar a interrogação em exclamação, a possibilidade em realidade. Vamos esclarecer um pouco dessa história…

Leia também:

Notas de corte do Sisu 2017 

Inscrições abertas para o Prouni 2017

Concorrência para Medicina no Sisu

Como funciona o Prouni – Programa Universidade para todos

O sugestivo nome do Prouni – Programa Universidade para Todos – é um indicativo importante da representatividade da proposta de incentivo à formação superior no Brasil.

O Prouni oferece bolsas parciais e integrais a estudantes que almejam uma vaga no ensino superior e que se enquadrem nos critérios sociais definidos pelo Programa. Podem confirmar inscrição Prouni 2017 os candidatos cuja renda per capita não ultrapasse os três salários mínimos.

Criado em 2004, o ProUni nasceu com a perspectiva de possibilitar que mais estudantes tenham a possibilidade de frequentar cursos de nível superior, melhorando a qualidade na formação dos brasileiros. O programa oferece bolsas parciais e integrais para cursos de nível superior em instituições privadas.

Mas quem tem direito a pleitear a bolsa? Quais os critérios para participar? O Melhores do te ajuda a verificar como funciona o Prouni.

Inscrições Prouni 2017

Alguns critérios de para fazer inscrição Prouni 2017 foram criados para selecionar estudantes que desejam pleitear uma bolsa integral ou parcial em instituições privadas de ensino superior.

O sucesso no resultado do Prouni depende, primeiramente, do atendimento aos seguintes critérios:

  • Enem: a participação no Enem é obrigatória para quem deseja realizar inscrição Prouni 2017. É preciso ter obtido no mínimo 450 pontos na média das provas objetivas e ter nota diferente de zero na redação. A nota do Enem considerada é a do ano anterior, ou seja, para 0 Prouni 2017 será verificado o desempenho no Enem 2016.
  • É preciso ter cursado o ensino médio em escola pública ou ter obtido bolsa integral em escola particular durante todo o período para fazer inscrição Prouni.
  • Pessoas com deficiência, independente se cursaram em escola particular, podem realizar inscrições no Prouni 2017.
  • Professor da rede pública também pode pleitear uma bolsa do Prouni 2017
  • Aluno ProUni não pode ter formação de nível superior.

Resultado Prouni 2017 

A Inscrição no ProUni 2017 é gratuita e pode ser feita do dia 31 de janeiro a 03 de fevereiro de 2017. Não é necessário estar matriculado na instituição de ensino superior para participar da seleção.

A seleção para o Prouni funciona com base na nota obtida no Enem. Para cada curso com oferta de vaga no Prouni 2017 haverá uma nota de corte específica conforme o desempenho dos candidatos inscritos. 

Vai fazer o Sisu? Acesse a nota de corte do curso de sua preferência…

Por ano são realizados dois processos seletivos para o Prouni, um por semestre. O edital do Prouni 2017 ainda não foi lançado. O documento deve ser publicado ainda no mês de janeiro de 2017, pois os aprovados devem fazer matrícula para estudar ainda no primeiro semestre.

Prouni na história

Pra começar o resgate histórico vamos relembrar um comercial do Prouni 2007 que fez muito sucesso. E que inspirou muito gente para ingressar no ensino superior.

 

Agora sim, vamos ao histórico  e aos dados.

Segundo dados publicados no portal do Prouni – http://prouniportal.mec.gov.br – o Universidade para Todos beneficiou 1,9 milhão de estudantes, dos quais 70% com bolsa integral.

A distribuição de bolsas Prouni em todos os anos pode ser observada no gráfico abaixo. Observa-se que somente em 2008 o número de bolsas parciais foi maior do que as integrais. Aqui não estão contabilizados os dados do Prouni 2015 e Prouni 2016.

como funciona o prouni

Outro aspecto que deve ser considerado é com relação às vagas remanescentes Prouni 2017. Aliás, e bom explicar como funciona o Prouni e as bolsas remanescentes Prouni.

Lista de espera e Vagas Prouni 2017

Com o edital será publicado o cronograma com o período de matrículas dos aprovados em primeira chamada e também as datas para composição da lista de espera e das vagas remanescentes Prouni 2017. Fiquem atentos para não perder o prazo !

A nota do Enem é critério para o Prouni. Conheça mais sobre o Enem…

Os interessados em compor a lista de espera Prouni devem registrar o interesse no período indicado no edital.  Assim, até mesmo para ocupar as vagas remanescentes Prouni é necessário ficar atento ao cronograma do Programa Universidade para Todos.

Mais informações sobre Inscrição Prouni 2017

Para obter detalhes sobre documentação para matrícula, comprovação de renda e outras informações sobre o ProUni acesse o portal oficial do Programa – http://prouniportal.mec.gov.br .

 

 

Cristiano Alvarenga

Jornalista com mestrado em Comunicação pela Unesp. Especialista em Marketing de Conteúdo e Jornalismo de Dados.

Deixe uma resposta